Estamos juntos

ANIESA encerra Shoprite do Lubango por infracções “graves”

A Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA) suspendeu, temporariamente, no fim-de-semana, o supermercado da rede sul-africana, Shoprite, devido a má conservação de produtos e outras infracções “graves”.

A instituição detectou o mau estado de conservação dos produtos alimentares, gorgulhos de arroz nas prateleiras postos ao consumo do público, mau acondicionamento dos bens sensíveis nos armazéns, entre várias infracções certificadas, que deram lugar a suspensão.

Segundo o coordenador provincial da ANIESA, Rafael Calei, em declarações hoje, segunda-feira, à ANGOP, nesta cidade, as irregularidades constatadas são “graves”, por constituir um atentado à saúde pública e ferir os direitos dos consumidores.

De acordo com a fonte, a reabertura do estabelecimento da Shoprite não obedece um tempo determinado, ou seja, dependerá da urgência da resolução das insuficiências que levaram a respectiva suspensão.

Revelou que ainda no fim-de-semana foram encerradas, por infracções, duas empresas, nomeadamente a Barco Trading, dedicada a produção de cigarros na comuna da Arimba e Edson Yuan, de fabrico de mármores e plásticos na Humpata.

“As acções da ANIESA desencadeadas no princípio do corrente mês vão se estender até dia 30 e culminará com visitas inspectivas a todas empresas instaladas na Huíla”, reforçou.

Criada através do Decreto Presidencial nº 267/20, de 16 de Outubro e publicado a 14 de Dezembro, a ANIESA é o órgão encarregue da inspecção das actividades económicas. Resulta da unificação dos serviços afins anteriormente desenvolvidos pelos sectores da Indústria, Comércio, Turismo, Ambiente, Transportes, Saúde, Agricultura e Pescas.

A Shoprite é o supermercado mais concorrido do Lubango, cidfade com mais de um milhão de habitantes, após os problemas de alienação a que o Kero foi submetido, no quadro do programa de recuperação activos e da perda alargada de bens, inserido nas acções de combate à corrupção.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...