Estamos juntos

Angolana Tupuca entre as 11 seleccionadas para apresentar plano de negócios no Dubai

As empresas seleccionadas estão ligadas aos sectores de tecnologia, saúde, agrotecnologia, fintech, economia circular e indústrias criativas, nomeadamente, a Tupuca (angolana), Taskmoby (etíope), StarNews Mobile (Costa-marfinense), Tendo (ganense), Zuri Health (queniana), Dojah Inc e Crop2Cash (nigeriana), MaTontine (senegalesa), Botlhale AI e Gradesmatch (sul-africana) e Mighty Finance Solution (zambiana).

Desde 2020, a transformação digital tem acelerado em África. O digital começou a tornar-se uma opção inevitável e as pessoas já não estão relutantes em recorrer às alternativas que este sector oferece.

Como forma de dar asas às várias iniciativas digitais, um total de 11 startups africanas, entre elas a angolana Tupuca, foram seleccionadas para apresentar os seus planos de negócios num painel do “MultiChoice Africa Accelerator Programme”, a potenciais investidores internacionais, no Dubai, ainda este ano.

As empresas escolhidas participaram numa formação, em Lusaka, para aprender mais sobre como moldar a sua história para investidores internacionais e aprontar para o pitch, antes das apresentações.

A Tupuca é uma solução digital desenvolvida por um empreendedor angolano. Permite aos utilizadores encomendar refeições e fazê-las chegar às suas casas. O arranque com sede em Luanda foi fundado em 2015 por Erickson Mvezi, Patrice Espírito Santo, Sydney Teixeira e Wilson Ganga.

“Percebemos que as pessoas em Luanda estavam a lutar para se deslocarem para recolher alimentos e outras necessidades… Luanda tem mais de dois milhões de pessoas com o poder de compra para utilizar o nosso serviço. O nosso objectivo é continuar a acrescentar razões para as pessoas utilizarem os nossos serviços”, disse Erickson Mvezi em 2017.

Com uma aplicação móvel disponível no iOS e Android, os utilizadores terão de criar uma conta antes de acederem aos vários serviços. O startup assinou parcerias com milhares de restaurantes para permitir aos utilizadores encontrar os seus restaurantes preferidos na plataforma.

Nos últimos anos, a Tupuca acrescentou outros serviços, tais como encomendas em mercearias, pequenas lojas e serviços postais. Os motoristas de entregas da empresa podem também fazer recados em certas lojas da cidade em nome dos clientes. A solução foi um sucesso imediato no país. Desde o seu lançamento, a versão Android da aplicação já foi descarregada mais de 100.000 vezes, de acordo com as estatísticas da Play Store.

Em 2017, Tupuca ganhou a etapa angolana do concurso Seedstars e depois, em 2018, completou com sucesso uma ronda de financiamento de 340.000 USD para apoiar o seu crescimento. Em 2022, inicia a sua expansão, lançando-se na República Democrática do Congo.

 

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...