
Angola participa na conferência sobre migração na África Austral
Um grupo de peritos angolanos, formado por quadros dos ministérios do Interior, Administração Pública, Trabalho e Segurança Social e Ambiente, está a participar, desde segunda-feira, na conferência ministerial para o diálogo sobre as Migrações na África Austral (MIDSA), em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo (RDC).
A sétima Conferência do MIDSA- 2023, que tem como lema “Promover a Integração Regional para tornar a Migração Mais Segura, Regular e Ordeira na África Austral”, consiste em contribuir para promover a integração regional, tornando a migração segura, regular e ordenada na região da África Austral.
Na agenda do encontro constam a identificação dos principais desafios que comprometem a realização das prioridades e quadros nacionais e regionais para a consecução dos objectivos do Pacto Global para as Migrações, assim como a realização do quadro e o plano de acção da Política de Migração da SADC.
A delegação angolana de peritos é chefiada pelo director de Fronteiras do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), André Joaquim, e integra, entre outros quadros, o director do Gabinete Jurídico e de Intercâmbio do MAPTSS, David Kinjica.
Enquanto isso, a secretária de Estado para Administração Pública, Amélia Varela, é aguardada hoje, em Kinshasa, para participar, na sexta-feira, na reunião ministerial, em representação da ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), Teresa Dias.
A sétima Conferência Ministerial para o Diálogo sobre as Migrações na África Austral decorre sob a égide do Governo da República Democrática do Congo, em colaboração com a Organização Internacional para as Migrações (OIM).