Angola e Moçambique querem aumentar o investimento em vários domínios
A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, abordou, quinta-feira, durante um encontro de cortesia com a embaixadora de Moçambique em Angola, Osvalda Joana, o reforço da cooperação entre os dois países, com particular incidência para o fortalecimento das relações nas áreas da Educação, Comércio e Ambiente.
Durante o encontro, Esperança da Costa e Osvalda Joana aproveitaram a ocasião para abordar não só o reforço das relações de irmandade e cooperação entre Moçambique e Angola, históricas e de muita amizade, mas também formas de fortalecer e desenvolver a economia dos dois países.
Osvalda Joana, embaixadora de Moçambique em Angola desde 2019, afirmou que o encontro serviu, igualmente, para passar em revista os protocolos todos entre Luanda e Maputo.
Angola e Moçambique, sublinhou, pretendem que as relações bilaterais e de investimentos cresçam, sobretudo, nos campos do Comércio, da Formação Agrária, Pescas, Energia e Petróleos.
“Como sabem, Moçambique já ofereceu várias bolsas a cidadãos angolanos nesta matéria e Angola também acolhe muitos moçambicanos para a formação Superior e Média, mas não só. Também cooperamos no campo da Segurança do Estado e Militar. Então, gostávamos de fazer com que essa relação conseguisse ser mais profícua e que houvesse incremento nesta matéria”, referiu Osvalda Joana.
A diplomata moçambicana acrescentou que durante a audiência foram, igualmente, abordadas questões de natureza ambiental e formas de os recursos naturais dos dois países, com destaque para as florestas, poderem, de facto, servir Angola e Moçambique.