Angola e França buscam mecanismos para reforço da cooperação parlamentar
As autoridades das repúblicas de Angola e da França trabalham na busca de mecanismos para o reforço da cooperação no domínio parlamentar, de acordo com a embaixadora deste país europeu, Sophie Aubert.
A diplomata francesa fez estas declarações à imprensa à saída de uma audiência concedida pela presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, com quem conversou cerca de 30 minutos.
Sophie Aubert referiu que, durante a audiência, foi abordada a próxima visita de Carolina Cerqueira ao seu país, prevista para Março de 2024, ocasião que será igualmente aproveitada para traçar as linhas da cooperação entre os dois países, com especial enfoque para o domínio do legislativo.
Informou que o encontro serviu também para felicitar as autoridades nacionais pela realização exitosa da 147ª Aassembleia-Geral da União Interparlamentar (UIP), que teve lugar em Luanda, em Outubro último.
À imprensa, a diplomata considerou as relações entre os dois países como sendo de grande importância, com um volume de negócios a rondar a cifra dos 3.5 biliões de dólares, na qual as exportações angolanas são maiores que as importações.
Angola e França mantêm relações diplomáticas desde a independência de Angola (1975). O primeiro acordo foi assinado em 1982 e lançou as bases da cooperação bilateral, que, desde aquela altura, continuam a expandir-se.