Estamos juntos

AIPEX regista projectos avaliados em 11 mil milhões USD

Desde a sua criação, em 2018, de acordo com o PCA da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações, foram registados 581 projectos de investimentos.

A Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (AIPEX) registou, desde a sua criação em 2018, um total de 581 projectos de investimentos, avaliados em 11 mil milhões de dólares, com perspectiva de garantir 55 mil postos de trabalho directos.

A informação foi avançada, Terça-feira última, em Luanda, pelo presidente do conselho de administração da instituição, Lello João Francisco, que detalhou que dos projectos registados, cerca de 169 estão implementados, apontado que a maior é do sector da indústria, com foco para o processamento alimentar.

Segundo o PCA da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações, que falava durante a 9ª edição do Café CIPRA, que abordou “A Indústria e o Fomento da Empregabilidade”, a questão fiscal não é inibidora de investimento em Angola, ao contrário do que se diz.

Reforçando, Lello Francisco acrescentou que recentemente foi introduzido um terceiro regime à Lei do Investimento Privado, porque existiam apenas dois, o Regime de Declaração Previa e o Regime Especial.

“Entendemos que para os grandes projectos, os projectos estruturantes, era preciso dar liberdade de negociação aos investidores. Então, colocamos novo regime contratual com mais incentivos e com períodos mais longos, naturalmente, privilegiando o interior do país como as zonas com maiores incentivos”, explicou.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...