Estamos juntos

Acções coordenadas impulsionam Reserva Estratégica de Alimentos

As acções coordenadas entre os sectores da Agricultura e da Indústria e Comércio têm estado a impulsionar o funcionamento sustentável da Reserva Estratégica de Alimentos, segundo o ministro da Agricultura e Florestas, António Francisco de Assis, na conferência sobre a Agroindústria e a Reserva Nacional Estratégica de Alimentos, promovida pela revista Economia e Mercado.

António Francisco de Assis referiu ainda que com o programa do Ministério da Indústria e Comércio, operadores de transportes são apoiados na obtenção de viaturas mais específicas e em condições mais vantajosas para poderem trabalhar no domínio do escoamento dos produtos agrícolas, dos centros de produção para os centros de consumo, o que está a dar bons resultados.

A entidade destacou que no ano agrícola 2021 – 2022, registou-se um crescimento da produção agrícola, estimado em 5,6 por cento, em relação ao ano agrícola anterior, e que os resultados alcançados reflectem níveis de crescimento da produção que podem ser considerados satisfatórios, embora ainda tímidos.

“Este crescimento tem sido visível nas plataformas comerciais, nos principais mercados do país, nas vias e nas bermas de muitas estradas nacionais”, disse.

Durante o painel sobre “Investimento no Agronegócio em Angola”, o administrador executivo da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações – AIPEX, José Sala, fez saber que a instituição que integra vai dedicar-se a promover negócios prioritariamente com os países da região da SADC, sem deixar de olhar para a Europa e América.

Estados Unidos capacitam quadros do Comércio

Quadros da direcção do Ministério da Indústria e Comércio estão a participar, em Washington, num programa de alta liderança promovido pelos Estados Unidos da América.

Durante o programa, vários encontros têm estado a acontecer, nomeadamente, troca de experiências com representantes da Alfândega dos EUA em relação aos procedimentos no âmbito do controlo da importação de mercadorias, no combate ao terrorismo e práticas ilegais, na ameaça de mercadorias inseguras e fraudulentas que metam em causa a saúde pública.

Outro encontro foi com os representantes do Departamento de Comércio da Filadélfia, para estabelecer políticas de oportunidades.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...