Estamos juntos

Condições de trabalho em Caculo Cabaça registam melhorias

As condições de trabalho e salariais dos funcionários das obras de construção da Barragem Hidroeléctrica de Caculo Cabaça, no município de Cambambe, Cuanza Norte, registaram melhorias, nos últimos dois meses, em função da implementação do novo acordo entre a Comissão Sindical e a construtora do empreendimento.

Entre as melhorias constam o aumento do salário, o pagamento de subsídios, a construção e apetrechamento das infra-estruturas de acomodação, como refeitórios, balneários e dormitórios.

Estas condições resultam do acordo e memorando de entendimento, firmado em Junho pela empresa construtora da Hidroelétrica, China Gezhouba Group Company Limited (CGGGC) e a Comissão Sindical, fruto das reivindicações dos funcionários para a melhoria das condições de trabalho.

Para constatar a realidade, o governador provincial do Cuanza Norte, Adriano Mendes de Carvalho, esteve nas obras da barragem, que dista cerca de 50 quilómetros da cidade do Dondo.

Adriano Mendes de Carvalho manifestou-se satisfeito com as melhorias registadas e garantiu que vai continuar a trabalhar com a empresa construtora para a contínua resolução dos problemas dos funcionários.

No local, o 1º secretário da Comissão Sindical, Leonardo da Silva Batechapa, confirmou as melhorias registadas, tendo adiantado que continuarão a trabalhar para que haja boas relações e compreensão entre os funcionários e a empresa, para que as obras tenham o seu curso normal.

O director geral do projecto, Chen Yonggang, também manifestou a disposição da empresa em continuar a cumprir com o acordo, para que haja harmonia nas relações laborais e para a melhoria das condições sociais e de trabalho, reconhecendo ser um direito dos funcionários.

Actualmente, estão a trabalhar nas obras de construção do empreendimento 952 funcionários nacionais e que até o ano de 2023 prevê-se aumentar para 270 trabalhadores.

O projecto hidroeléctrico de Caculo Cabaça, lançado em 2017, vai produzir 2.172 Megawatts (MW). De acordo com o cronograma de execução do projecto, a primeira máquina entra em exploração comercial em 2024.

 

 

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...