Estamos juntos

Agência norte-americana investe 7,8 milhões de euros em Moçambique

A verba será aplicada em 14 itens, entre elas estudos sobre o potencial da economia baseada em vida selvagem, projetos de ‘carbono verde’ e ‘azul’, e na análise sobre a situação de pontes.

Até Setembro do corrente ano, o gabinete que prepara o novo programa de financiamento para Moçambique da Millennium Challenge Corporation (MCC, agência de apoio externo norte-americana), prevê contratar até 8, 7,8 milhões de euros em estudos e serviços.

A verba deverá ser investida em 14 itens, que vão desde estudos sobre o potencial da economia baseada em vida selvagem, projectos de ‘carbono verde’ e ‘azul’, até à análise sobre a situação de pontes, entre outros, explica-se numa nota no portal do Ministério da Economia e Finanças moçambicano.

São trabalhos que deverão sustentar o programa que vai incidir no desenvolvimento da província da Zambézia, no centro do país.

De acordo com a Lusa, o memorando sobre o âmbito e objectivos do novo ‘compacto’ da MCC com Moçambique foi assinado a 30 de Janeiro, entre o Governo moçambicano e a agência, prevendo um financiamento global de 453 milhões de euros. Na altura, foi anunciado que o pacote poderia ser assinado ainda este ano.

As verbas serão canalizadas para três áreas, nomeadamente transportes e conectividade, gestão de alterações climáticas e agricultura comercial.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...