Estamos juntos

Incêndios florestais mais controlados em Marrocos

Os incêndios florestais que têm devastado áreas densamente arborizadas do norte de Marrocos desde a semana passada, desde domingo à noite que estão mais controlados, de acordo com as autoridades locais.

Um dos mais complicados de combater, que devastou 500 hectares, metade dos quais floresta, estava controlado na segunda-feira na província de Tetouan, perto de Tânger, segundo fontes locais. No domingo, na mesma região, um avião Turbo Thrush spray fez uma aterragem de emergência, embora o piloto tivesse saído ileso do incidente.

Noutros locais, as equipas de combate aos incêndios conseguiram estancar os principais focos, particularmente na província mais atingida de Larache, onde uma pessoa morreu. Segundo a Agência Nacional da Água e Florestas (ANEF), a área total danificada pelos incêndios, até domingo, tinha atingido 6.600 hectares.

No entanto, as autoridades prometem não abrandar a vigilância, uma vez que a previsão meteorológica aponta para uma onda de calor com temperaturas a variarem entre 41° e 46° até ao final da semana em várias províncias.

Entre os meios materiais e humanos à disposição para o combate às chamas encontram-se cinco bombardeiros de água Canadair do exército, oito aviões Turbo Thrush, 2.000 elementos da Protecção Civil, Água e Florestas, as Forças Armadas Reais (FAR) e a gendarmerie. Foram ainda, pela primeira vez, utilizados drones ANEF para detectar os incêndios.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...