Estamos juntos

Angola e Namibia definem estratégia de combate a crimes na fronteira comum

Angola e a Namíbia definiram estratégias de combate aos crimes transfronteiriços, incluindo os tráficos de seres humanos, drogas (cocaína) e de armas, num encontro bilateral que encerrou, quarta-feira, na província do Cunene.

A informação foi divulgada, esta quinta-feira, em nota, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) no Cunene, sublinhando que a estratégia contempla medidas contra o contrabando de viaturas, de mercadorias diversas, furto e roubo de gado, bem como a localização de fugitivos, por ambos os países.

Segundo o documento, que cita o comunicado da reunião, as duas delegações consideraram fundamental a partilha de informações sobre crimes que ocorrem na fronteira comum e o
reforço das acções conjuntas de combate à criminalidade fronteriça.

O encontro foi coordenado pelo director do SIC no Cunene, subcomissário Caca Wamatende, pela parte angolana, e pelo Chefe da Divisão de Combate ao Terrorismo da Namíbia, inspector-Chefe Paulus Kondjeni Lukas.

Durante a permanência no Cunene, a delegação namibiana visitou
o estabelecimento prisional de Peu-Peu, onde manteve contacto com alguns detidos namibianos envolvidos em diferentes crimes.

A visita serviu também para a delegação namibiana rastreiar algumas viaturas apreendidas no Cunene, provenientes daquele país, em violação da legislação aduaneira. Trata-se de viaturas apreendidas no posto Fiscal Aduaneiro de Xangongo.

A ocasião serviu, igualmente, para a verificação dos marcos fronteriços, 19 a 20, nas localidades angolanas de Santa-Clara e Okatale.

As Repúblicas de Angola e da Namíbia partilham uma fronteira de mil 367 quilómetros.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...