Estamos juntos

Sérvios querem investir na produção de milho, soja e máquinas agrícolas em Angola

Depois do sucesso da instalação da fábrica de doces na Zona Económica Especial, Luanda Bengo, avaliada em cerca de 14 milhões de euros, investidores sérvios querem investir mais em Angola., participando no PLANAGRÃO

Essa manifestação de interesse foi feita pelo Embaixador sérvio, acreditado no nosso País, durante uma audiência que lhe foi concedida pelo Ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, avança uma nota do MEP.

Segundo o Embaixador, Milos Perisic, a Sérvia tem um forte interesse na produção e transformação de milho e soja em larga escala. O diplomata aponta uma necessidade inicial de 10 mil hectares.

“Os nossos investidores querem participar do PLANAGRÃO com investimento directo, na produção e transformação de milho e de soja. Querem também investir na construção de uma linha de montagem de tratores e produção de alfaias agrícolas”, adiantou o diplomata.

De acordo com o Embaixador, não é apenas o agronegócio que interessa à Sérvia, o sal é também um produto muito procurado pelo mercado industrial do seu país.

A fábrica de doces instalada na Zona Económica Especial, Luanda Bengo, tem-se revelado um sucesso, e por isso, já planeia a exportação dos seus produtos para São Tomé, Zâmbia e Moçambique, e os próximos mercados serão os da RDC, Namíbia e da África do Sul.

A Sérvia é o terceiro maior produtor de milho da Europa, depois da Ucrânia e da Rússia, foi também o terceiro país e reconhecer a independência de Angola, depois do Brasil e da Itália, em 1975.

O Ministro, Mário Caetano João, convidou, e o Embaixador garantiu a presença de empresários sérvios no Angola Economic Outlook, que vai decorrer em abril próximo seguido de um fórum de negócios. Os empresários desse país balcânico, logo de seguida, vão ao terreno para visitar as possíveis zonas de investimento directo no quadro do PLANAGRÃO.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...