Estamos juntos

Angola presente na Conferência da ONU sobre Águas

O Governo angolano vai participar, de 22 a 24 deste mês, na Conferência das Nações Unidas sobre águas, a decorrer na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos da América (EUA).

A Conferência das Nações Unidas sobre Águas, a decorrer sob o lema “Acelerando Acção Rumo ao Futuro Sustentável”, reúne líderes políticos e especialistas de vários países que vão discutir as melhores soluções para uma melhor gestão dos recursos hídricos e para uma garantia de acesso à água pelas diversas comunidades.

Conforme um comunicado a que a ANGOP teve acesso, na cidade de Nova Iorque, o ministro da Energia e Águas tem agendados encontros diversos e uma intervenção no Fórum Internacional Sobre Água, cuja abordagem tem como base o tema: “Liderança em Água: Unidos para um mundo sustentável”.

Irão ainda participar da conferência, altos quadros dos órgãos auxiliares da Vice-Presidente da República de Angola, assim como do Ministério da Energia e Águas e de outros organismos que integram o Conselho Nacional de Águas.

Foi a 22 de Março de 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, Brasil, que a ONU instituiu o Dia Mundial da Água e divulgou, na ocasião, um documento conhecido como “Declaração Universal dos Direitos da Água”.

A propósito da celebração, Angola está a promover eventos de partilha de informação e debates como o Fórum Nacional de Água e Saneamento (FONAS), realizado no dia 17 de Março, em Luanda.

O evento, que contou com a participação dos ministros da Energia e Águas, João Baptista Borges, do Ambiente, Paula Chantre de Carvalho, de representantes da UNICEF, e de outras instituições, abordou temas como “ Desafios financeiros no sector de água e saneamento”, Segurança e resiliência climática no sector de água”, “Problemática do saneamento em Angola” e Saneamento das cidades costeiras”.

Neste evento, o ministro João Baptista Borges declarou que a taxa de acesso à água em Angola ronda os 60 por cento. EH/AC

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...