Estamos juntos

Cabinda, Huambo e Moxico vão ter hospital militar regional

Francisco Furtado, que falava durante a cerimónia de reabertura do Banco de Urgência da Clínica Multiperfil, informou que as obras de construção dos hospitais regionais iniciam entre 28 deste mês e 6 de Março do corrente ano.

O chefe da Casa Militar do Presidente da República anunciou para Agosto o lançamento da primeira pedra para a construção do novo Hospital Militar, na área do campo do Grafanil, em Luanda.

Informou que a construção das novas unidades hospitalares tem como finalidade a prestação de melhores condições de serviço de saúde aos efectivos das Forças Armadas, em particular, e à população, no geral.

“Esses projectos vão integrar uma rede grande de infra-estruturas ao nível do sector de Saúde Militar, além da conclusão das obras da Clínica Multiperfil”, disse.

Francisco Furtado realçou que o trabalho feito na Clínica da Multiperfil vai ser replicado nos centros a nível das unidades militares, visando desafogar a unidade hospitalar que recebia um fluxo enorme de pacientes, particularmente de efectivos militares.

“É preciso que os trabalhos de assistência primária aos oficiais, sargentos e praças sejam ajustados à nova realidade que a Multiperfil apresenta”, referiu.

O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República garantiu que o Executivo vai continuar a criar melhores condições e dotar os estabelecimentos hospitalares com equipamentos modernos.

Aconselhou os efectivos militares, em geral, a realizarem, com regularidade, controlos médicos (check up) para que cada um possa saber do seu estado de saúde e trabalhar na prevenção da doença.

O governante referiu que com a reabertura de novas áreas, com equipamento moderno, a Clínica Multiperfil está em condições de realizar outros diagnósticos e acompanhamento aos pacientes, bem como prestar melhor atendimento, não só aos titulares dos órgãos de soberania, mas também a todos efectivos e público em geral que para ali acorrerem.

Francisco Furtado anunciou, ainda, a criação de condições para a construção de ginásios a nível das unidades militares.

O dirigente disse ser importante haver um casamento entre a Clínica Multiperfil e a Direcção de Saúde das Forças Armadas para que os estágios curriculares de formação de cadetes, dos cursos de Medicina do Instituto Superior Técnico Militar (ISTM) sejam feitos naquele estabelecimento hospitalar, à semelhança do que se faz no Hospital Militar de Luanda (HML).

Recomendou a direcção da Clínica Multiperfil a ligação da infra-estrutura à Rede Nacional de Saúde, que será complementada com as estruturas que as Forças Armadas vão ter à disposição, em breve, com destaque para a inauguração, no mês de Julho, do edifício emergencial do Hospital Militar Principal.

Ao exortar à preservação da infra-estrutura inaugurada, o ministro de Estado fez saber que o mais importante é a manutenção da obra, e deve haver recursos para o efeito porque, referiu, sem isso, tudo irá degradar-se num curto espaço de tempo.

Obras na Clínica Multiperfil devem prosseguir

Francisco Furtado desejou sucessos à direcção da Clínica Multiperfil e pediu a continuidade das obras em curso.

O director da Clínica Multiperfil, Belmiro Rosa, realçou que a verba da primeira fase das obras está orçada em 4 mil milhões de kwanzas e dentro deste valor foi possível fazer-se a reabilitação e ampliação do Banco de Urgências, do Laboratório de Biologia Molecular, da Cozinha e do refeitório, sendo que a casa de guarda está por se concluir.

Belmiro Rosa disse que, nesta primeira fase, a unidade sanitária vai contar com 170 camas das 250 previstas.

“Quanto aos efectivos das unidades do órgão auxiliar da Presidência da República, houve a necessidade de se criar melhores condições para os mesmos, daí a construção da casa da guarda cuja conclusão espera para breve”, apontou.

O Banco de Urgências reaberto conta com diversas áreas de serviço, nomeadamente, cinco consultórios, uma farmácia satélite, sala de gessos, duas coordenações, de Enfermagem e Médica, salas de colheita, observação, isolamento, emergencial, de pequenas cirurgias, de medicação, armazém, copa e três sanitários.

Participaram no acto de reabertura do Banco de Urgências da Clínica Multiperfil, oficiais superiores da Casa Militar do Presidente da República, o secretário de Estado para área hospitalar, Inocêncio Leonardo, e membros do Executivo.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...