Estamos juntos

Campeão da Paz” pede acantonamento das forças do M23

O Presidente de Angola e também da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos, João Lourenco, pediu esta sexta-feira, em Addis Abeba, na Etiópia, que sejam acantonados em local e data a definir os efectivos do M23, após o cessar fogo observado pelas partes.

Na abertura da reunião do Conselho de Paz e Segurança da União Africana, o Presidente João Lourenço disse ser fundamental a definição de um cronograma efectivo para a conclusão do processo de pacificação do Leste da República Democrática do Congo, afectado pelas acções do grupo rebelde M23.

“Estamos aqui mais uma vez para ver se encontramos os melhores caminhos para a paz no Leste da República Democrática do Congo. “Este é um processo que já vai longo passou por Luanda  pelo Quénia, pelo Burundi e em Washington DC, onde estivemos em Dezembro último, depois outra vez no Burundi e aproveitamos agora a oportunidade de estarmos todos juntos em Addis Abeba para ver se desbloqueamos os problemas que infelizmente persistem”, disse.

O Presidente João Lourenço recordou que já se tinha conseguido um cessar-fogo e que na sequência se devia aquartelar as forças do M23, seu desarmamento e a reintegração na sociedade congolesa. Lamentavelmente, disse o “Campeão da Paz”, o único passo positivo ocorrido foi efectivamente o cessar fogo.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...