Estamos juntos

Mais produção nacional e apoio às comunidades no combate à pobreza

O secretário de Estado para os Recursos Florestais, André Moda, reafirmou, no município da Cahama, Cunene, a aposta do Executivo no crescimento da produção nacional para o reforço da segurança alimentar no país, incluindo por via do reforço da capacidade das comunidades, através das técnicas de produção agrícolas.

Ao discursar no acto central do Dia Mundial da Alimentação, assinalado a 16 de Outubro, André Moda disse que o Governo está a implementar programas promotores do crescimento da economia, para tornar o país mais sustentável em termos alimentares.

Indicou que as mudanças climáticas, nos últimos anos, implicam o redobrar de esforço do Governo, concretamente na região sul, onde o fenómeno da seca tem estado a colocar milhares de famílias na linha da insegurança alimentar.

“O Governo está a trabalhar em parceria com a FAO e outras Agências das Nações Unidas no reforço da capacidade das comunidades, através das técnicas de produção agrícolas, nas Escolas de Campos, visando o combate à fome e à pobreza”, afirmou.

Lembrou que os projectos de combate aos efeitos da seca, como o canal do Cafu, vêm tornar as comunidades rurais, destas regiões vulneráveis, mais resilientes e com capacidade de gestão sobre os padrões de segurança alimentar e nutricional.

Explicou que o Canal do Cafu vem despertar a mudança de atitude das pessoas, sobre as práticas de produção, procurando trabalhar na agricultura, pecuária para garantir a segurança alimentar, aproveitando a água disponível.

André Moda destacou ainda o Programa de Grãos, para o fomento da produção do milho, arroz, trigo e soja, bem como das culturas tradicionais como massambala, massango, que asseguram a questão da insegurança alimentar nas populações.

Segundo a representante da FAO, Gherda Barreto, a organização continuará a trabalhar com o Governo angolano, apoiando dos programas de combate à fome e pobreza nas regiões mais afectadas.

Referiu que a FAO disponibilizou 40 milhões de dólares americanos para os programas de segurança alimentar e nutricional, agronegocio, resiliência e práticas agrícolas.

“Estamos a controlar cinco mil 125 escolas de campos, com 153 mil produtores, numa parceria e assistência técnica do Instituto de Desenvolvimento Agrário(IDA), nas províncias do Huambo, Bié, Malanje, Cunene, Huila, Benguela e Namibe.

Gherda Barreto sublinhou que no Cunene estão controladas 75 escolas de campos, que contam com dois mil 100 produtores, com objectivo de dinamizar a produção alimentar, quatro ciclos por ano, ao longo do Canal do Cafu.

O secretário de Estado para os Recursos Florestais, ladeado pelo vice-governador para o sector Político, Social e Económico do Cunene, Apolo Ndinoulenga, visitou a escola de campo da Cahama, que conta com 65 membros e produzem cebola, tomate, couve, beringela, feijão e milho.

Segundo o relatório divulgado pela organização internacional para imigração, indica que em 2021 pelo menos 193 milhões de pessoas no mundo enfrentaram a insegurança alimentar aguda, exigindo assistência humanitária para sua sobrevivência.

O Dia Mundial da Alimentação é comemorado todo dia 16 de Outubro e teve início em 1981. É actualmente celebrada em mais de 150 países como uma importante data para consciencializar a opinião pública sobre questões relativas à nutrição e à alimentação.

Este ano foi comemorado com o tema :“Não deixe ninguém para trás”.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...