
Carolina Cerqueira defende Diplomacia e Integração Regional
Presidente em exercício do Fórum Parlamentar da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (FP-CIRGL)
A presidente em exercício do Fórum Parlamentar da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (FP-CIRGL), Carolina Cerqueira, defendeu esta terça-feira, dia 23, em Kinshasa, a diplomacia como a “mais poderosa” ferramenta de manutenção da paz, durante a abertura de um encontro interactivo com os embaixadores dos Estados-membros da organização, que marcou o início da sua jornada na RDC.
Na sua intervenção, a também presidente da Assembleia Nacional de Angola sublinhou que a paz e o desenvolvimento sustentável da Região dos Grandes Lagos dependem, igualmente, do dedicado e, por vezes, “invisível labor” dos diplomatas, lembrando que a cooperação deve assentar na confiança mútua, no respeito pela soberania dos Estados e no compromisso de construir um futuro mais estável e próspero para os povos da região.
Ladeada pelo secretário-geral do FP-CIRGL, Deo Mwapinga, que apresentou o quadro geral da organização, Carolina Cerqueira visitou a sede do secretariado da organização, ocasião em que foi assinado um memorando entre os dois responsáveis.
“Reunimo-nos com o corpo diplomático dos países da região dos Grandes Lagos para aferir os principais desafios e os problemas a nível da sub-região, para alinharmos o nosso trabalho com as perspectivas governamentais”, afirmou Carolina Cerqueira.
A presidente destacou que a deslocação à capital congolesa visa, entre outros objectivos, apresentar às autoridades locais o novo secretário-geral, eleito em Luanda na última reunião da organização, ao mesmo tempo que apontou a segurança e a resolução pacífica dos conflitos como prioridades para a estabilidade da região.
“A crise humanitária no Leste da República Democrática do Congo e no Sudão são preocupações que temos e, enquanto parlamentares, devemos encontrar pontes e soluções urgentes através da diplomacia parlamentar, em colaboração com os governos”, acrescentou.
Reconheceu ainda o apoio da República Democrática do Congo, que acolhe a sede do Fórum Parlamentar da CIRGL, sublinhando que a diversidade do continente é a unidade que leva ao caminho para a paz, para a cooperação e para a amizade entre os povos.
Em Kinshasa, Carolina Cerqueira dirige uma delegação parlamentar composta pelos deputados Pedro Sebastião, Sérgio Vaz, Rafael Savimbi e Jeremias Mahula, no quadro da presidência do Fórum Parlamentar da CIRGL.
A agenda da líder parlamentar prossegue quarta-feira , 24, último dia da visita oficial, com encontros previstos com o presidente do Senado da República Democrática do Congo, Sama Lukonde, e com o 1° Vice-Presidente da Assembleia Nacional congolesa, Isaac Musawu.