Estamos juntos

BNA baixa taxa de juro base para 19,5%

O Comité de Política Monetária (CPM) do Banco Nacional de Angola (BNA) reduziu a taxa de juro base, de 20 para 19,5%, e a Taxa de Facilidade Permanente de Liquidez, de 23 para 21%, anunciou o governador da instituição reguladora, José de Lima Massano.

De acordo o governador do BNA, esta decisão resulta da 107ª edição da reunião ordinária do Comité de Política Monetária, que decidiu manter inalterada a taxa de juro da facilidade permanente da absorção de liquidez fixada em 15%.

José Massano explicou que a redução da taxa de juro base foi impulsionada pelo controlo da liquidez, da apreciação do kwanza, face as principais moedas estrangeiras, e do aumento da oferta de bens essenciais de amplo consumo nacional.

“ O BNA entendeu estarem reunidas as condições para a redução da taxa de juro directora (base), tendo levado em conta, além do ambiente interno, o contexto e os riscos externos, dada a exposição da economia angolana ao sector petrolífero e ao peso dos bens alimentares importados na base da oferta do mercado interno”, esclareceu o governador.

Segundo o governador, o sector externo da economia tem vindo a beneficiar de mais créditos, onde os serviços de bens registaram um saldo superavitário de 23,3 mil milhões USD, em termos acumulados, até Agosto transacto, num aumento de 78,5 % comparativamente ao mesmo período de 2021.

Na visão do BNA, este desempenho positivo reflecte-se no aumento do valor das exportações, em cerca de 67,8 %, que excedeu o crescimento de 49,2% observado nas importações.

Relativamente as reservas internacionais, José de Lima Massano adiantou que até ao mês de Agosto situaram-se em 13,8 mil milhões USD, que se traduz numa cobertura de sete meses de importações de bens e de serviços para o país.

Sobre o sector real, o dirigente avançou que os dados do emprego e o clima de confiança dos gestores e empresários, referentes ao segundo trimestre de 2022, evidenciam a consolidação do crescimento da actividade económica.

Neste sentido, o desemprego reduziu, no terceiro trimestre consecutivo, atingindo uma taxa 30,2%, abaixo da regista no mesmo período no ano transacto, que foi de 31,6%.

No que se refere a actividade financeira, comparativamente a Dezembro de 2021, o responsável destacou o crescimento de 7,1% do stock de crédito concedido em moeda nacional, apesar da preocupação do crédito malparado, que se mantém em cerca de 21%.

Quanto ao domínio monetário, José de Lima Massano apontou que a trajectória monetária, em moeda nacional, continua consistente nos objectivos de política monetária, tendo recuado 0,12 no pp mês de Agosto, correspondendo a uma contracção anual de 2,74%.

Esclareceu que a inflação teve o seu percurso de desacelerado, tendo se fixado, em Agosto, em 19,8%, abaixo dos 21% do mês anterior e dos 26,1% do período homólogo.

O Comité de Política Monetária mantém a perspectiva de taxa de inflação, para o final deste ano, abaixo da previsão inicial de 18%, caminhando para o objectivo de um dígito a médio prazo.

A próxima reunião desse comité de especialidade do BNA, acontece no próximo dia 25 de Novembro, no Uíge.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...