Estamos juntos

Produção de trigo abaixo de 50% da capacidade instalada

O país tem uma produção de trigo abaixo dos 50% da capacidade instalada, devido ao excesso de farinha de trigo importada, disse hoje, em Luanda, o presidente da Associação de Produtores de Farinha de Trigo de Angola (AFPTA), César Rasgado.

Falando à imprensa, à margem da auscultação dos principais operadores de importação e distribuição alimentar, promovida pelo Banco Nacional de Angola (BNA), sublinhou que o país tem uma capacidade instalada para produzir até mil toneladas de farinha de trigo por ano.

De acordo com o mesmo, os números indicam que o consumo de farinha de trigo ronda aos 800 mil toneladas.

César Rasgado disse que em termos de expectativas espera-se que até 2025 essas necessidades possam chegar as 1.200 toneladas.

Apontou existirem outras condicionantes internacionais que afectam a actividade, nomeadamente o aumento do preço da matéria-prima, que tem um impacto no custo final.

“Compromete o parque industrial associado à produção de farinha de trigo, bem como os compromissos assumidos com as instituições bancárias, porque não vamos ser capazes de concorrer com a farinha de trigo que continua a ser importada em larga escala”, lamentou.

O responsável defendeu a necessidade de haver protecção aos produtores nacionais, face aos benefícios que a indústria de produção local traz para o país.

Desde Março deste ano que a produção de farinha de trigo no país passou a contar com o trigo em grão cultivado em Angola, concretamente na fazenda Vinevala, situada no município do Chinguar, província do Bié.

Para a concretização dessa intenção, representantes da Associação de Produtores de Farinha de Trigo de Angola (AFPTA) e da Fazenda Hernesto & Filhos assinaram esta um memorando de entendimento que visa incentivar, de forma directa, o cultivo e apoiar o escoamento de trigo do campo para as moagens associadas.

O objectivo passa por promover a produção nacional, bem como reduzir e substituir, paulatinamente, a importação do grão de trigo, principal matéria-prima utilizada na transformação da farinha de trigo, que serve para o fabrico do pão.

 

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...