INAPEM capacita mais de quatro mil agentes económicos
O Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) capacitou, de 30 de Junho a 20 de Julho, mais de quatro mil agentes económicos na Plataforma Nosso Saber, desenvolvida para melhorar o conhecimento dos produtores sobre o agronegócio.
De acordo com a secretária de Estado para a Economia, Dalva Ringote, as plataformas Nosso Saber e Rede INAPEM têm sido as duas principais ferramentas utilizadas pelos empresários nacionais para o desenvolvimento do agronegócio.
A Plataforma Nosso Saber tem como objectivo ampliar as competências das micro, pequenas e médias empresas, bem como de todos aqueles que desejam aprofundar conhecimentos de forma acessível e com qualidade.
No caso da Plataforma INAPEM, Dalva Ringote destacou que participaram nas sessões de formação mais de 200 formandos e que, para este processo, o Instituto reuniu um conjunto de prestadores de serviços que permitiu às micro, pequenas e médias empresas beneficiarem de várias formações e serviços para o desenvolvimento das actividades.
Além destas plataformas, o INAPEM promove outros cursos no âmbito do PRODESI, dentre eles, o Agro-PRODESI, Projecto de Capacitação de Gestores (SOIK), Capacitação e Modernização de Cooperativas (PROMOVE), Projecto Envolver, Rede INAPEM, e outros que permitem o total desenvolvimento do agronegócio. No que toca ao AgroPRODESI, Dalva Ringote realçou que, no primeiro ciclo de formação, foram capacitados um total de 1.750 empreendedores, ao que se segue a Plataforma Promove, com 164 cooperativas formadas, e o Projecto Envolver, com 329 capacitados.