
São Tomé prepara-se para acolher 14ª cimeira de Chefes de Estado e de Governo da CPLP
Em São Tomé e Príncipe prossegue a contagem decrescente para a cimeira da CPLP que se realiza no final deste mês. As primeiras delegações presentes nesta 14ª Conferência vão começar a chega ao país a partir do fim de semana. Ontem, dia 15, o chefe do Governo são tomense, Patrice Trovoada, acompanhou o ensaio das equipas técnicas que vão receber os chefes de Estado e de Governo presentes.
“A nível da própria cimeira os testes principais estão a ser ultimados, quer a nível da conferência dos ministros dos Negócios Estrangeiros quer ao nível da cimeira. Até agora está tudo correr como o previsto. Irão estar presentes todos os chefes de Estado à excepção do Timor que será representado pelo Presidente da Assembleia Nacional”, assegurou, citado pela agência Lusa.
De acordo com Patrice Trovoada os trabalhos vão continuar nos próximos dois anos da presidência de São Tomé com um orçamento que prometeu divulgar nos próximos dias que deverá assegurar a realização de várias conferências e deslocações internas e internacionais. “Já temos uma perspectiva de custos que é evolutiva. Depois iremos comunicar os custos da 1ª fase que é a realização da cimeira e o resto é despesa corrente, diplomacia, reuniões sectoriais, assegurou.
Refira-se que a cimeira de Chefes de Estado e de Governo da CPLP vai decorrer em São Tomé de 21 a 27 de Agosto, sob o lema “A juventude e a Sustentabilidade”.