Peritos analisam a possibilidade de novo acordo entre SADC e EUA
Os Altos Funcionários do Comité Permanente da SADC analisaram ontem, em Luanda, entre várias questões, a cooperação com parceiros internacionais, com destaque para os Estados Unidos da América (EUA) e a União Europeia, com quem a organização regional mantém uma “relação de primazia” há muitos anos.
A informação foi adiantada pelo porta-voz da 43ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da SADC, Jorge Catarino Cardoso, que disse terem avaliado a possibilidade de um acordo com os EUA, devendo a reunião de concertação entre as partes acontecer em breve, já no decurso da presidência angolana na organização regional.
No segundo dia de trabalhos, os peritos da SADC passaram, igualmente, em revista o estado da cooperação com a Alemanha, “um parceiro igualmente tradicional da região”.
No quadro da colaboração com a União Europeia, o embaixador realçou o facto de o 11º Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED) ter concluído o seu período de implementação em 2021. “Entramos numa fase com um novo acordo com a implementação entre a SADC e a União Europeia para o período 2021-2027”, realçou.
O também director para África, Médio Oriente e Assuntos Regionais do Ministério das Relações Exteriores destacou ainda entre as questões analisadas a contribuição estatutária dos Estados-membros e que tem permitido financiar importantes actividades da organização, sobretudo os programas prioritários de cooperação.
Jorge Cardoso deu nota que o orçamento da SADC para 2023-2024 está na ordem dos 129 milhões de dólares, sendo que os Estados-membros contribuem com 70% e os parceiros internacionais com 30%. Este facto, disse, demonstra o firme compromisso dos países da SADC em assumir os destinos da região, financiando uma grande componente da sua agenda de integração. Sobre o encontro que decorre desde terça-feira e antecede a reunião do Conselho de Ministros, Jorge Cardoso disse que os Altos Funcionários do Comité de Altos Funcionário da SADC fizeram um balanço do lema da última Cimeira, que esteve sob presidência da RDC.
Os peritos discutiram, também, o grau de implementação do programa do Plano Indicativo Estratégico Regional, cujo relatório, apresentado pelo Secretariado Executivo da SADC, apresenta informações concretas sobre os alcances e as metas registadas no período 2022-2023, nos domínios da paz, segurança e governação.
No capítulo da industrialização e a integração dos mercados, os especialistas avaliaram os progressos concretizados nestes domínios e também das infra-estruturas de apoio à integração regional.