Estamos juntos

PAC já financiou 1022 projectos

Mais de 42 mil milhões Kz foram desembolsados pelo Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), desde Maio até a data presente, para financiar 1022 projectos enquadrados no Projecto de Apoio ao Crédito (PAC).

Os dados foram anunciados esta terça-feira, em Luanda, pelo secretário de Estado para a Economia, Ivan Marques dos Santos, tendo referido que os respectivos valores foram investidos aos sectores da agricultura, comércio e distribuição, pescas, pecuária, turismo, indústria e transformação, resíduos sólidos urbanos e têxteis e vestuário.

Ao falar à imprensa, no quadro da retoma do “Briefing Bissemanal” do Ministério da Economia e Planeamento (MEP), o dirigente afirmou que o montante desembolsado faz parte de um pacote global de 68,24 mil milhões de kwanzas, que servirão para financiar um total de 1 758 projectos aprovados em todo país, no âmbito do PAC.

Segundo Ivan Marques dos Santos, a maior parte dos projectos financiados pertencem ao sector da agricultura, que somou 407, num universo de 722 aprovados.

Além dos valores disponibilizados de Maio a Novembro deste ano, a fonte recordou que os dados preliminares apontam o financiamento de um total de 2 995 projectos, num valor global de cerca de um bilhão e 104 mil milhões de kwanzas, no período de 2019 a 2022.

Esse financiamento, apontou, foi feito através de vários instrumentos financeiros criados pelo Estado, nomeadamente Aviso 10/20 do Banco Nacional de Angola (BNA), PAC e o Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição de Importações (PRODESI).

Conforme o secretário de Estado, os dados apresentados ilustram o novo paradigma do Governo angolano, que se consubstancia na aposta na diversificação da economia nacional, tendo a agricultura como o motor.

Referiu que, apesar dos números ainda não satisfazerem as reais necessidades do país, os resultados alcançados já começaram a impactar no Produto Interno Bruto (PIB), reduzindo o peso do petróleo na economia nacional.

A título de exemplo, em 2011, o peso do petróleo no PIB era de 42%, enquanto em 2021 reduziu para 28%.

Inserido no Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição de Importações (PRODESI), o PAC aplica-se aos projectos de investimento que contribuam, directa ou indirectamente, na produção interna de produtos como açúcar, milho, arroz, trigo, mandioca, batata-doce e feijão.

Constam ainda da lista batata rena, tomate, cebola alho, cenoura, pimento, repolho, alface, banana, manga, abacaxi, massa alimentar, óleo alimentar, óleo de palma, sal, ovos, carne de frango, carne de cabrito e de porco, tilápia, carapau, sardinella, entre outros produtos.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...