Estamos juntos

Ondjaki recebe prémio Vergílio Ferreira

O escritor Angolano, Ondjaki, recebeu, em Portugal, o prémio Vergílio Ferreira, numa cerimónia realizada na Universidade de Évora.

Instituído pela UE em 1996, para homenagear o escritor que lhe dá o nome, o Prémio Vergílio Ferreira destina-se a galardoar anualmente o conjunto da obra literária de um autor de língua portuguesa relevante nos domínios da ficção e/ou ensaio.

Durante a cerimónia, que contou com a presença do Embaixador de Angola em Portugal, Carlos Alberto Fonseca, a reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vasconcelos Vilar, disse que o percurso literário de Ondjaki é o contributo por ele dado na evolução e divulgação da cultura em língua portuguesa.

Por sua vez, Ondjaki aproveitou o momento para destacar a sua angolanidade e salientar a importância da cultura para o desenvolvimento dos povos, como forma de união para que cada nação possa melhor divulgar a sua identidade.

Ondjaki nasceu em Luanda em 1977. É licenciado em Sociologia pelo ISCTE, de Portugal, e doutorado em Estudos Africanos. É prosador, poeta e também escreve para o cinema. É membro da União dos Escritores Angolanos e recebeu os prémios Sagrada Esperança (Angola, 2004); Conto-A.P.E (Portugal, 2007); FNLIJ (Brasil, 2010 e 2014); Juvenil (Brasil, 2010); Prémio José Saramago (Portugal, 2013) e Prémio Littérature-Monde (França, 2016). Está traduzido para francês, espanhol, italiano, alemão, inglês, sérvio e sueco. Ocasionalmente, é professor de escrita criativa.

Tal como nas edições anteriores, a cerimónia de entrega da edição de 2023 do galardão foi  ocorreu no dia 1 de Março, data em que se assinala a data da morte de Vergílio Ferreira (1916-1996), patrono do prémio e autor de “Aparição”.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...