Estamos juntos

Mais de três mil funcionários capacitados em matéria de exportação

O Ministério da Indústria e Comércio em parceria com a União Europeia formou mais de três mil funcionários públicos e privados em matéria de exportação, um investimento de mais de seis milhões de Euros, com o objectivo de aumentar a participação de Angola na economia regional e internacional.

A secretária de Estado para o Comércio e Serviços avançou esta quarta-feira, em Luanda, durante a apresentação do “Relatório Final Narrativo” que essa iniciativa visa apoiar as medidas do Governo na diminuição das importações.

“O mundo depara-se com vários desafios a nível nacional e internacional sendo a formação do homem prioritária, principalmente por sectores públicos”, afirmou.
Augusta Fortes sublinhou que este programa, que teve a duração de quatro anos, permitiu ao Ministério da Indústria e Comércio fazer o levantamento dos reais constrangimentos para o processo de exportação e coordenação dos postos fronteiriços com a realização de estudos sobre as trocas comerciais entre Angola e os países da região.

Segundo a Secretaria de Estado o Train for Trade II, focou-se nas áreas de comércio, indústria, empreendedores, transporte e logística. Foi dada igualmente uma formação sobre as medidas de defesa comercial, numa altura em que os países devem adoptar as três medidas que são definidas pela Organização Mundial do Comércio, nomeadamente a salvaguarda das indústrias nascentes, as medidas anti-dumping e a subvenção.

O relatório foi apresentado pela Gestora do programa Train For Trade II, via ZOOM a partir de Bruxelas, na Bélgica, segundo a gestora estiveram envolvidos cerca de 940 instituições.

Dos 3301 formandos, explicou, 1604 provém do sector público correspondendo a 49 por cento, 1292 do sector privado correspondendo 39 por cento, sendo a restante fatia parte da sociedade civil.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...