
Mais de 70 empresas interessadas no “Feito em Angola”
O Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) registou, na Feira Internacional de Luanda (FILDA), um total de 77 manifestações de interesse de adesão ao “Selo Feito em Angola”, de acordo com dados avançados, ontem, em Luanda.
O presidente do Conselho de Administração do INAPEM, João Nkosi, que divulgou estes números num “briefing” consagrado à participação do Instituto naquele certame, realizado na capital do país, de 18 a 22 deste mês, acrescentou, que sete dessas 77 já submeteram as candidaturas para a obtenção do selo.
João Nkosi indicou que a maior parte das empresas que manifestaram a intenção de aderir ao “Selo Feito em Angola” opera em Luanda, representando os sectores da Indústria, Comércio, Avicultura, Agronegócio, Indústria Têxtil e Pescas.
O INAPEM atribui às empresas dois tipos de “Selos Feitos em Angola”, nomeadamente o Selo Original, para bens e serviços, e o Selo Verde, para produtos biodegradáveis, ligados a empresas amigas do ambiente.
Outra manifestação de interesse que marcou a FILDA, informou o líder do INAPEM, diz respeito à área de Prestação de Serviços, com maior relevo para o sector Financeiro e a Organização de Eventos.
“Nos próximos dias, testemunharemos a atribuição dos Selos”, anunciou João Nkosi, adiantando que fazem parte da lista algumas empresas que actuam nas províncias de Benguela e Bengo.
Para João Nkosi, outro momento marcante da FILDA foi a participação de 28 empresas, já inscritas no INAPEM, que aderiram ao “Selo Feito em Angola” e já certificadas com o Selo.
No que toca a províncias representadas, Luanda, por ser a maior praça, foi representada com um total de 29 empresas certificadas com o selo, seguida da província de Malanje, com duas, e as províncias de Benguela, Bengo e Namibe, todas com apenas uma empresa.
Também participaram na FILDA duas empresas com o “Selo Verde”, nomeadamente a Biocom e a Fazenda Filomena, ambas ligadas ao sector agrícola.
Ainda no que toca à atribuição do “Selo Feito em Angola”, João Nkosi disse que a meta do INAPEM é atingir um total de 500 empresas e, no que toca aos bens, cerca de mil produtos com o “Selo Feito em Angola”.
O INAPEM tem já inscritas e registadas 142 duas empresas, bem como 552 produtos com “Selo Feito em Angola” e mais de 100 com processos por consolidar.