Estado arrecada 60 milhões de kwanzas com multas e emolumentos à publicitários em 2022
A direcção de publicidade regista mais de 400 empresas entre concessionárias, agências bem como produtoras de publicidade.
O Estado arrecadou das empresas publicitarias mais de 60 milhões de kwanzas em 2022, resultantes de emolumentos e multas, por infração a lei do sector , informou o director Nacional de Publicidade, José Matuta Cuato.
Segundo a REVISTA ECONOMIA & MERCADO, Cuato esclareceu que 50% do valor arrecadado é destinado a conta única do tesouro (Cut), 30% para as instituições que formam publicitários e 20% para despesas administrativas.
De acordo com o governante, neste momento o MINTTICS concretamente na direcção de publicidade tem registada mais de 400 empresas entre elas concessionárias de publicidade, agências bem como produtoras.
José Matuta Cuato falava à margem da assinatura do protocolo de cooperação entre o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS) e o Festival de Publicidade (FESTIPUB), realizado nesta terça-feira (15), em Luanda.
A assinatura do protocolo assinala um marco no fortalecimento da publicidade nacional com objectivos de valorizar e promover os agentes ligados à área, estimular as organizações, estudantes e todos os entusiastas e criar plataformas para o intercâmbio de experiências, conhecimento e boas práticas. O memorando assinado tem uma vigência de três anos renováveis em igual período.
De acordo com José Matuta Cuato, na terceira edição do FESTIPUB pretende-se envolver cada vez mais os estudantes do curso de publicidade e marketing porque foi identificado no mercado alguma debilidade com a transferência do conhecimento do ponto de vista prático quando estes saem da academia.
“Se o FESTIPUB é o maior festival onde são apresentadas as campanhas, modelos e protótipos, entendemos ser útil que estes estudantes tenham um envolvimento directo através da troca de experiência, de partilha de conhecimento do ponto de vista prático, da elaboração das propostas dos projectos e das campanhas publicitárias”, sustentou.
De acordo com o director-geral do FESTIPUB, Hermenegildo Mariano, uma das principais funções deste acordo é atrair os estudantes e entusiastas a aderirem o mercado publicitário e não só, mas também valorizar e reconhecer todo o trabalho que é feito nas agências, produtoras, sejam em start-ups ou empresas grandes.
O FESTIPUB, desde a sua criação em 2021, tem desempenhado um papel fundamental no impulso do mercado publicitário e da comunicação em Angola. Este ano celebra a sua expansão nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e a colaboração frutífera com países como Moçambique, Cabo Verde, Brasil e Portugal.
O evento decorre de 25 a 28 de Outubro de 2023, em Luanda. De referir que na última edição o FESTIPUB registou cerca de 327 peças inscritas, isto a nível de peças de trabalhos.