Estamos juntos

Doação de sangue: Jovens ajudam a reforçar a reserva da pediatria do hospital do Uíge

Um grupo de 900 jovens doaram, no sábado, sangue, em várias unidades sanitárias do Uíge, acção enquadrada nas actividades do IX Acampamento Provincial de Férias dos Alunos do Ensino Médio (APROFAEMO), a ser realizado no município de Alto Cauale.

O secretário da JMPLA no Uíge disse que a campanha de doação de sangue, denominada “sábado vermelho”, vai reforçar as secções de hemoterapia destas unidades sanitárias, com o intuito de evitar as mortes por falta de sangue, em casos de urgências.

 

Faustino Nguange avançou que para a campanha, denominada “sábado vermelho”, foram mobilizados 600 doadores para a hemoterapia do Hospital Geral do Uíge (HGU), 100 para o Hospital Municipal do Uíge (HMU), 100 para a maternidade municipal e igual número para o hospital de Catapa.

Exemplo a seguir

A chefe da secção de hemoterapia do HGU, Sónia de Fátima, enalteceu o gesto e apelou aos outros grupos juvenis, associações da sociedade civil e instituições, públicas e privadas, para seguirem o exemplo, pelo facto de a necessidade diária de sangue naquela unidade sanitária superar as reservas existentes no banco de sangue. A carência de sangue na principal unidade sanitária do Uíge, disse, é regular, pois o hospital realiza diariamente 22 transfusões, o que provoca, constantemente, uma rotura das reservas de sangue na instituição.

 

“A quantidade de sangue que recolhemos vai ajudar muito o hospital, tendo em conta o número de transfusões que são realizadas diariamente. Esperamos que mais pessoas abracem o espírito de solidariedade e venham ajudar a colmatar a carência da unidade”, apelou.

Apoio à pediatria

Um grupo de Jovens Naturais e Amigos do Bairro Popular n.º 1 (Dunga), residentes nas províncias do Uíge e Luanda, doaram, no quadro das festividades dos 106 anos da cidade do Uíge, vários bens não perecíveis e medicamentos à pediatria do HGU.

 

A enfermeira-chefe da pediatria do hospital, Lourdes Ndembe, disse que os bens vão ajudar a suprir várias insuficiências que a maior unidade sanitária da província ainda enfrenta. “É um gesto louvável que vai ajudar muito, tendo em conta que a maior parte dos utentes que atendemos são de famílias muito carenciadas”, disse.

 

Lourdes Ndembe disse que na pediatria do HGU são atendidos, diariamente, uma média de 100 utentes. Deste número, 30 chegaram a ser internadas. Nesta altura, avançou, estão internados 61 doentes.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...