
Dívida pública sai de 134 para menos de 60% do PIB em dois anos
O ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, anunciou, quarta-feira, em Luanda, que o rácio da dívida pública em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) saiu de cerca de 134 por cento, em 2020, para menos de 60 por cento, em Dezembro do ano passado.
Manuel Nunes Júnior, que interveio no Fórum de Negócios Angola – Espanha, que contou com a presença dos Chefes de Estado, João Lourenço, e do Rei Felipe VI, disse que o rácio da dívida pública, face ao PIB, vai continuar a baixar, tendo em conta o crescimento económico que o país tem registado, com menos necessidade de endividamento, pelo facto de estar a viver com superávites fiscais. “As nossas contas internas e externas estão equilibradas”, destacou.
O ministro de Estado para a Coordenação Económica salientou que o país conseguiu sair de “uma longa” recessão económica que, como referiu, durou cinco anos, levando muita gente para o desemprego e provocado o encerramento de várias empresas. “Foi um período muito difícil que nós atravessamos”, lembrou.
Manuel Nunes Júnior fez saber, igualmente, que a inflação, no país, também tem estado a diminuir, tendo saído de cerca de 41 por cento, em 2016, para menos de 15 por cento, em finais de 2022. A tendência, em relação a este indicador, prosseguiu, é que o mesmo continue a baixar nos próximos tempos.
“O que nós precisamos, agora, é de manter o crescimento económico, aumentar a produção nacional, intensificar e acelerar a diversificação da economia nacional, diminuir as importações e diversificar as nossas exportações”, realçou. Manuel Nunes Júnior, admitindo, no entanto, tratar-se de um desafio difícil, complexo, que leva tempo, mas que já começou.
“Por isso, os investimentos espanhóis são bem-vindos. Há muitas áreas e oportunidades que Angola oferece no domínio empresarial”, assegurou o ministro de Estado para a Coordenação Económica aos empresários espanhóis, destacando que Angola conta com os empresários espanhóis no processo de construção de um país próspero e desenvolvido.