Delegações de 21 países no funeral de JES
Chefes de Estado, primeiros-ministros e antigos Presidentes e representantes de governos estrangeiros testemunham, hoje, o funeral de Estado do antigo Presidente José Eduardo dos Santos. A cerimónia das exéquias termina com a deposição da urna num jazigo, especialmente construído para o efeito, na Praça da República, em acto restrito.
Entre os Estadistas presentes na cerimónia fúnebre, que decorre na Praça da República, em Luanda, destaque para os Chefes de Estado da República de Portugal e da África do Sul, respectivamente, Marcelo Rebelo de Sousa e Cyril Ramaphosa.
Estão também presentes os Presidentes da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi, do Congo, Denis Sassou Nguesso, de Moçambique, Filipe Nyusi, da Guiné-Bissau, Umaro Sissoko Embaló, de Cabo Verde, José Maria Pereira das Neves, de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova, e do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa.
A Tanzânia está representada pelo antigo Presidente, Jakaya Mrisho Kikwete, Cuba pelo vice-primeiro ministro Ricardo Cabrisas Ruíz, e a Arábia Saudita pelo ministro da Administração do Território, Sidi Brahim Salem.
Para prestar homenagem ao antigo Presidente angolano, estão também presentes o antigo Presidentes da República de São Tomé e Príncipe, Manuel Pinto da Costa, e o actual primeiro-ministro, Jorge Lopes Bom Jesus.
A Organização das Nações Unidas está representada pela coordenadora residente em Angola, Zahira Virani.
O Rwanda está representado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Vincent Biruta, enquanto a Guiné Equatorial pelo vice-primeiro-ministro Clemente Engonga Nguema Onguene.
No sábado, a urna com o corpo de José Eduardo dos Santos percorreu vários pontos da capital do país, e, durante o cortejo, o cenário foi de tristeza, comoção, lágrimas e também aplausos.
José Eduardo dos Santos faleceu aos 79 anos, no dia 8 de Julho último, em Barcelona, Reino de Espanha, por doença. O Antigo estadista angolano governou Angola, de 1979 a 2017.