Estamos juntos

Cresce insegurança entre jornalistas no Níger

Os jornalistas no Níger estão preocupados com a liberdade de exercício da sua profissão, após o golpe de Estado de 26 de Julho que levou ao poder o Conselho Nacional para a Salvaguarda da Pátria (CNSP).

A imprensa afirma estar a ser ameaçada e intimidada, tanto por militares próximos da junta como por civis que apoiam as novas autoridades. Ibrahim Harouna, presidente da “Maison de la Presse” do Níger, em declarações à RFI, descreve uma “insegurança crescente” para todos os profissionais. “A nossa preocupação era fazer tudo o que estivesse ao nosso alcance para avisar os militares no poder para não violarem a liberdade de imprensa, ou atentarem contra a liberdade de imprensa e de expressão”, explica. Mas, infelizmente, recebemos queixas de jornalistas que se dizem ameaçados, e alguns foram mesmo chamados pelos militares, sendo violentamente intimidados porque publicaram certos documentos que não lhes convêm.” Ibrahim Harouna conclui: “Hoje (ontem, dia 13 de Agosto), passámos a um nível mais elevado, pois alguns activistas começaram eles próprios a deixar claro que podem atacar uma jornalista porque esta disse que alguns nigerianos que vivem em Niamey estão a abandonar a cidade com medo do que possa acontecer na sequência da decisão da CEDEAO. Portanto, estas são ameaças reais que os jornalistas estão a viver no Níger durante este período excecional.”

No dia 3 de Agosto, a organização Repórteres sem Fronteiras (RSF) já exprimia a sua preocupação com a situação da imprensa no Níger, na sequência da suspensão da RFI e da France 24 no país. “Denunciamos esta atitude da junta do Níger, que pressagia um futuro difícil para os meios de comunicação social, incluindo os locais. É por isso que é também importante que os meios de comunicação locais se mobilizem para pôr fim a todos os obstáculos que vemos surgir […] com apelos ao linchamento de jornalistas, com ataques directos a jornalistas. As pessoas precisam de informação.”

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...