CPLP analisa papel dos mares e oceanos na projecção internacional
A reunião, a XVI de carácter extraordinário, que Luanda acolheu, focou-se na cooperação entre os membros da comunidade e revisou o Regulamento Interno do Pessoal.
O Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) reuniu nesta Segunda-feira, 27, na capital angolana, Luanda, para apreciar o papel dos mares e oceanos na projecção internacional e a cooperação económica na organização.
A reunião, a XVI de carácter extraordinário, esteve focada na cooperação entre os membros da comunidade e previa a revisão do Regulamento Interno do Pessoal (RIP).
Na reunião, o presidente cessante do Conselho de Ministros da CPLP, Téte António, destacou o crescimento da organização na vertente dos planos estratégicos da cooperação e da expansão das acções comunitárias em diversas áreas.
Segundo noticiou a Angop, Téte António apontou ainda que existem reformas estruturais a serem feitas que passam pelo diálogo entre os Estados-membros da comunidade. O também ministro angolano das Relações Exteriores reiterou que a agenda da Presidência angolana elegeu a cooperação económica como prioridade de acção, com vista a adequar o estatuto da CPLP a este novo paradigma.
Para Téte António, o estatuto foi revisto para regular a adesão e melhorar a cooperação com os observadores associados.
Angola assumiu a presidência rotativa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) durante a XIII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da organização, que decorreu em Luanda, em 2021. Angola defende como agenda, entre outros projectos, o reforço da mobilidade entre os Estados-membros e uma atenção especial ao sector económico.