
Clientes da ENDE acumularam dívidas no valor de 175 mil milhões Kz
As dívidas dos clientes à ENDE a nível nacional ascendem a cerca de 175 mil milhões Kz, de acordo com o PCA da empresa, Hélder Adão.
Segundo o responsável, que falava à ANGOP na cidade do Lobito, província de Benguela, 80% do total da dívida tem a ver com os clientes domésticos, devido à perda do poder de compra e outros com alguma relutância, e outra parte tem a ver com antigos combatentes que alegam ter o direito de isenção.
Quanto às instituições públicas, disse estar a tratar com o Ministério das Finanças e o Instituto de Gestão e Activos e Participações do Estado (IGAPE) para ajudar a resolver o problema.
Sobre a iluminação pública, dívida contraída pelos governos provinciais, Hélder Adão informou que essas nunca foram pagas, pois eles alegam que a sua dotação orçamental não tem uma rubrica para este segmento.
Para inverter o quadro, o PCA disse que a sua empresa já apresentou uma proposta à entidade reguladora para o ajuste dos preços, com base nos custos operacionais.
A ENDE resulta da fusão dos activos da extinta EDEL e da Unidade de Negócio de Distribuição da extinta ENE, desenvolvendo a sua actividade em todo território nacional.
Tem por objecto principal a distribuição e comercialização de energia eléctrica a nível nacional, no âmbito do Sistema Eléctrico Público (SEP), através da exploração das infra-estruturas das redes de distribuição em Alta, Média e Baixa Tensão, em regime de serviços públicos nos termos da Lei Geral de Electricidade e seus Regulamentos.