
Chitas da Namíbia vão reintroduzir espécie na Índia
Oito chitas da Namibia chegaram à Índia num ambicioso projecto para reintroduzir os felinos malhados no país. Este projecto dividiu os especialistas em vida selvagem após a extinção local dos grandes felinos há décadas.
As autoridades dizem que o projecto é a primeira deslocação intercontinental de chitas do mundo. As cinco fêmeas e três machos foram transferidos de um parque de caça na Namíbia a bordo de um Boeing 747, fretado, apelidado de “Cat Plane”.
O primeiro-ministro Narendra Modi presidiu à libertação, no sábado, dia 17, no Parque Nacional de Kuno, um santuário de vida selvagem a 320 km a sul de Nova Deli seleccionado pelas suas abundantes presas e prados.
“Hoje a chita regressou ao solo da Índia”, disse Modi num discurso em vídeo após a sua chegada, que coincidiu com o 72º aniversário do líder indiano.
Cada um dos animais, com idades compreendidas entre dois e cinco anos e meio, foram equipados com uma coleira de satélite para monitorizar os seus movimentos. Serão inicialmente mantidos num recinto de quarentena durante cerca de um mês antes de serem libertados nas áreas florestais abertas do parque.