Estamos juntos

Angola volta a produzir mais petróleo do que a Nigéria

Angola voltou a produzir, em Julho, mais petróleo bruto do que a Nigéria, pelo terceiro mês consecutivo, depois de a produção na maior economia de África ter recuado 74.000 barris por dia, em comparação com o mês anterior.

Em Maio e Junho, Angola produziu mais petróleo do que a Nigéria, apesar de um aumento da produção do país. O relatório mensal da OPEP para Julho mostra que a produção de petróleo da Nigéria diminuiu 74.000 barris por dia (bpd) para 1,08 milhões de bpd, contra 1,26 milhões em Junho, com base em comunicações directas.

Por seu lado, a produção petrolífera de Angola aumentou para 1,18 milhões de bpd em Julho, contra 1,17 milhões de bpd em Junho.

A OPEP utiliza fontes secundárias para controlar a sua produção petrolífera, mas também publica os números apresentados pelos seus países membros.

A Nigéria registou o segundo maior declínio na produção entre os seus pares da OPEP em Julho, apesar de Angola também ter diminuído.

“A produção de petróleo bruto aumentou principalmente na Arábia Saudita, nos EAU e no Kuwait, enquanto a produção na Venezuela e em Angola diminuiu”, segundo o cartel.

A OPEP reduziu, pela terceira vez desde Abril, a sua previsão de crescimento da procura mundial de petróleo em 2022, devido ao impacto económico da invasão russa da Ucrânia, à inflação elevada e aos esforços para conter a pandemia de Coronavírus.

Mas a opinião da OPEP contrasta com a da Agência Internacional de Energia (AIE), o conselheiro dos países industrializados, que anteriormente elevou as suas perspectivas de crescimento da procura em 2022.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...