Estamos juntos

INAD desminou 200 mil m2 de terrenos no Cuanza-Sul 

Um total de 199 mil quilómetros quadrados de terreno foram desminados pelo Instituto Nacional de Desminagem (INAD), na província do Cuanza-Sul, através da detonação de 12 minas anti-pessoais e a destruição de 51 munições não detonadas, conhecidas tecnicamente por Uxos.

Os trabalhos de sondagem, identificação, remoção e detonação dos engenhos explosivos decorreu desde o ano 2021 a Julho deste ano.

O chefe de departamento provincial do INAD no Cuanza-Sul, Francisco Américo Augusto, explica, que o processo de desminagem decorreu nos municípios do Seles, Amboim, Sumbe, Ebo, Quilenda e Libolo.

O responsável realçou que o INAD desenvolveu, também, no mesmo período, um total de 18.626 sessões de educação à população sobre o risco de minas.

Desde 2006 até ao mês passado, o INAD na província desminou 434 quilómetros de estradas, 240 quilómetros de extensão de fibra óptica e 238 quilómetros de linhas de transporte de energia de alta tensão. No mesmo período, foram detonadas 763 minas anti-pessoais, 34 minas anti-tanque e destruídos 8.395 Uxos, ou munição não detonada.

 

 

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...