Estamos juntos

Mortes por malária sobem 54% no Cuando Cubango no primeiro semestre  

Foram registados 159 óbitos por malária durante o primeiro semestre nos nove municípios que compõem a província do Cuando Cubango, contra 103 casos em relação ao mesmo período do ano passado. Contas feitas, os óbitos por malária aumentaram 54%.

A coordenadora do programa de combate à malária no Cuando Cunango, Juliana Canjuluca, explica que o aumento dos casos de mortes resultam das quedas pluviométricas que se fizeram sentir com muita intensidade durante o início do ano e o fraco saneamento básico nos bairros dos municípios.

Esclareceu que, no mesmo período, foram diagnosticados 114.535 casos de malária, dos quais 47.059 registados em grávidas, que resultaram na morte de uma gestante, contra 89.668 casos do período anterior.

Em crianças, foram diagnosticados 41.182 casos positivos de malária, tendo resultado na morte de 81 crianças contra 34.558 no mesmo período de 2021.

A província do Cuando Cubango controla actualmente 111 unidades sanitárias, entre hospitais, centros de saúde, centros médicos e postos de saúde, assegurados por mil 707 funcionários, entre médicos, enfermeiros, técnicos terapêuticos, de diagnósticos e apoio hospitalar.

A província do Cuando Cubango, segunda maior do país em termos de extensão territorial, depois do Moxico, com 199.049 metros quadrados, tem nove municípios, trinta e duas comunas, com uma população estimada em mais de 800 mil habitantes.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...