Estamos juntos

Angola e Uganda reforçam cooperação política e financeira

As repúblicas de Angola e do Uganda pretendem reforçar a cooperação nos domínios político-diplomático, das finanças, banca, educação, saúde e dos petróleos, informou hoje, segunda-feira, em Luanda, o ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António.

Os domínios da formação técnica, profissional e científica e da energia constam também da pretensão do reforço da cooperação, no intuito do desenvolvimento da economia dos dois países, segundo o governante angolano que falava num encontro com uma delegação do Uganda, chefiada pelo ministro de Estado e Negócios Estrangeiros, Henry Oryem Okello.

Para o ministro Téte António, o reforço das relações de cooperação afigura-se importante, tendo em conta as enormes potencialidades e oportunidades existentes.

“Devemos trabalhar, cada vez mais, na implementação dos compromissos já assumidos para o aprofundamento das nossas relações, através do desenvolvimento de projectos concretos”, disse o governante, para quem há necessidade de se criar condições para a primeira reunião da Comissão Bilateral Angola-Uganda.

A iniciativa vai permitir identificar novas áreas e estabelecer as metas a serem alcançadas, no âmbito desta cooperação que se quer mais dinâmica e com vantagens recíprocas, de acordo com o ministro.

Téte António lembrou que recentemente, a 14 de Abril de 2023, recebeu as cartas figuradas do embaixador residente do Uganda, numa clara demonstração do interesse deste Executivo em reforçar e dinamizar as relações de amizade e de cooperação com Angola.

Por seu turno, o ministro de Estado e Negócios Estrangeiros do Uganda, Henry Oryem Okello, destacou o papel de Angola e do seu país na pacificação da região dos grandes lagos.

Considerou importante o reforço da cooperação da diplomacia económica, de forma a atrair investimentos para o seu país.

No dia 12 de Fevereiro de 2014, na cidade de Kampala, Angola e Uganda rubricaram quatro instrumentos jurídicos, designadamente, os acordos sobre o estabelecimento das relações diplomáticas, geral de cooperação económica, científica, técnica e cultural, sobre a criação da comissão bilateral de cooperação e o memorando de entendimento sobre consultas políticas entre os respectivos departamentos ministeriais.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...